Terrorismo cresce no Ocidente, mas diminui globalmente

Números de ataques cresceram no Ocidente, mas ainda não atingem níveis de décadas passadas (Foto: Wikipedia)

Se existe a impressão de que mortes por terrorismo aumentaram no Ocidente, é por que elas aumentaram. Mesmo assim, os números de ataques em solo ocidental permanecem relativamente baixos, e em escala global, as mortes por ataques terroristas parecem estar diminuindo, não crescendo.

De acordo com duas grandes fontes de pesquisa, o número de pessoas que morreram em ataques terroristas na América do Norte e na Europa Ocidental cresceu em 2015, chegando à marca de 200 pessoas. Este ano, tudo indica que o número será maior.

No entanto, frente ao terrorismo no Oriente Médio e na Ásia, incidentes do tipo no Ocidente são raros. Nas partes do mundo onde são mais comuns – mortes nestas regiões chegam aos milhares ao invés de dúzias -, ataques terroristas parecem estar diminuindo.

E, por pior que o terrorismo no Ocidente pareça ultimamente, era bem pior nas décadas de 1970 e 1980.

Ataques de grande visibilidade em cidades como Bruxelas, Paris, Orlando (Flórida) e San Bernardino (Califórnia) alimentaram o medo público do terrorismo nos Estados Unidos e Europa, tornando-o, por exemplo, uma importante pauta nas campanhas presidenciais. Mas, analistas que monitoram ataques ao redor do mundo notam que o a percepção de risco nem sempre condiz com a realidade.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação