Papa cria departamento para laicos na Igreja


O papa Francisco oficializou a criação de um novo departamento da Igreja Católica, o dicastério para os Laicos, a Família e a Vida. O novo órgão estudará e poderá ajudar em novas resoluções sobre o matrimônio e as famílias, entre outros temas.

Criada pelo próprio Papa, a Carta apostólica que agrega mais um departamento oficial aos Conselhos Pontifícios foi elaborada no dia 15 de agosto e publicada oficialmente nesta quarta-feira.

"A Igreja, mãe cuidadosa, ao longo dos séculos, teve cuidado e atenção pelos laicos, a família e a vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso para a humanidade", escreveu Jorge Mario Bergoglio no documento. O líder católico ainda pediu para que a Igreja aja “prontamente nos dicastérios da Cúria Romana, para que estejam adequados às situações do nosso tempo e se adaptem às necessidades da Igreja Universal". Em particular, escreve Francisco, "o nosso pensamento volta-se para os laicos, às famílias e à vida, aos quais desejamos oferecer apoio e ajuda para que possam ser testemunhos ativos do Evangelho do nosso tempo e da expressão da bondade do Redentor".

Por isso, "após ter avaliado cada coisa, com a nossa autoridade apostólica instituímos o Dicastério para os Laicos, a Família e a Vida, que será regido por Estatutos especiais".

O sucessor de Bento XVI ainda afirmou que os atuais Conselho Pontifício para os Laicos e o Conselho Pontifício para a Família serão transferidos para novo departamento a partir do dia 1º de setembro. Para presidir o novo dicastério, o Papa nomeou o atual bispo de Dallas, o monsenhor irlandês Kevin Joseph Farrell. O religioso de 69 anos foi membro dos Legionários de Cristo e era bispo da cidade do Texas, nos EUA, desde 2007. "Estou honrado que o Santo Padre tenha me escolhido. Espero ser parte importante da obra da Igreja universal na promoção do apostolado dos laicos, da Pastoral da Família e no apoio à vida humana", escreveu Farrell em nota no site da Diocese de Dallas.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação