Recarregar o celular diariamente prejudica a bateria?

O carregamento frequente dos aparelhos pode afetar diretamente o desempenho das baterias de lítio (Foto: Flickr)

Especialistas sugerem que recarregar o celular a cada noite pode diminuir a vida útil da bateria. Entretanto, eles dizem que os danos não são provocados por uma suposta sobrecarga, mas pelo fato de que o processo de recarregar já é prejudicial para a bateria.

De acordo com Edo Campos, um porta-voz da Anker, empresa que produz carregadores de celulares, o carregamento frequente dos aparelhos pode afetar diretamente o desempenho das baterias de lítio. “Smartphones são de fato inteligentes, eles sabem quando devem parar de recarregar”, afirma Campos, explicando que os celulares são equipados com chips que protegem contra a absorção de energia quando estão com carga completa.

Um artigo publicado no jornal New York Times, citando o cientista e diretor técnico da empresa de carregadores sem fio Ossia, Hatem Zeine, explica que os danos nas baterias de lítio são provocados por uma tecnologia existente na maioria dos celulares que faz com que eles permitam a entrada de mais corrente elétrica durante as recargas. Com isso, os íons de lítio aceleram o processo de recarga, mas também o de corrosão da bateria. “Quando você faz recargas rápidas o tempo todo, acaba limitando a vida útil da bateria”, diz Zeine.

No entanto, ambos destacam que a maioria das pessoas não percebe os danos que são provocados nas baterias. Para eles, isso ocorre porque muitos acabam trocando de aparelho com cerca de dois anos de uso. Sendo assim, ambos acreditam que recarregar os celulares durante a noite não seja um grande preocupação para a maioria das pessoas, graças à grande demanda por novos aparelhos.

Mas para aqueles que pretendem preservar a vida útil das baterias, os especialistas recomendam que utilizem carregadores mais fracos, de forma que as recargas demorem mais tempo. “Por exemplo, se utilizar um carregador de iPhone em um iPad Pro, a recarga será bem lenta. Isso pode preservar a bateria”, explica Zeine. Entretanto, ele mesmo afirma que não há garantias de que funcione.

Outra dica dada é evitar o superaquecimento dos aparelhos celulares, já que isso pode acelerar o processo de corrosão da bateria.
New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação