Por que a Jamaica é tão rica em velocistas?

Bolt não foi a única medalha da Jamaica na modalidade (Foto: EBC)

No último domingo, 14, o velocista jamaicano Usain Bolt se tornou o primeiro tricampeão dos 100 metros rasos da história das Olimpíadas. Ele ultrapassou seu principal rival, o americano Justin Gatlin, e confirmou seu status como o maior velocista da história.

Bolt não foi a única medalha da Jamaica na modalidade. No dia anterior, a jamaicana Elaine Thompson levou a medalha de ouro na categoria feminina dos 100 metros rasos. Outros jamaicanos, como Asafa Powell e Yohan Blake, também já se destacaram na modalidade. Mas o que torna a Jamaica um país tão rico em velocistas?

Para Bolt é um reflexo da cultura local. Na Jamaica, os velocistas são astros mais adorados que jogadores de futebol. Todos os anos, o país para para assistir o campeonato “Champs”, uma competição de velocistas estudantis que costuma lotar estádios. Esse estímulo gera uma vasta gama de atletas. “Temos um bom sistema. Meninos e meninas do Champs produzem mais e mais atletas. Nos anos seguintes, haverá mais grandes atletas vencedores”, diz Bolt.

Porém, a questão genética também tem seu papel. Um estudo de feito em 2010, sobre o sucesso dos velocistas jamaicanos, analisou o impacto de um gene associado à corrida de explosão que torna o coração maior que a média, facilitando a oxigenação dos músculos. O estudo concluiu que esse gene é encontrado com mais frequência em jamaicanos.Financial Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação