América Latina prefere Hillary


Hillary Clinton seria eleita presidente dos Estados Unidos com 88% dos votos se o pleito ocorresse nos 15 países latino-americanos pesquisados pela Ipsos Public Affairs. A consultoria perguntou a 400 líderes de opinião da região para quem iria o voto deles, e a esmagadora maioria preferiu a ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado. Apenas 4% dos entrevistados optariam pelo republicano Donald Trump.

Os dois principais candidatos à sucessão de Barack Obama têm propostas bastante opostas em relação à América Latina.

Enquanto o republicano Donald Trump defende a construção de um muro na fronteira com o México para evitar a entrada de imigrantes ilegais, a democrata Hillary Clinton escolheu como vice Timothy Keane, que tem um grande apelo entre o eleitorado hispânico dos Estados Unidos e até mesmo fala espanhol.

Hillary recebeu cerca de 90% de apoio - contra 0% de Trump - em quatro países: Bolívia, Argentina, México e Equador. A cifra cai um pouco no Brasil e Colômbia, onde o apoio ao magnata sobe para 4% e 3%, respectivamente. No Chile e Peru, o apoio ao republicano só aumenta, onde ele conquistaria 11% e 12% dos votos, mas ainda sendo derrotado.

Os resultados podem ser considerados uma prévia do voto dos imigrantes nos Estados Unidos, onde formam cerca de 16% da população, com mais de 50 milhões de habitantes. Analistas acreditam que o voto dos latinos e hispânicos foi chave para vitória de Obama nas últimas eleições. Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação