OMS deve tirar identidade transgênero da sua lista de distúrbios mentais

Para defensores, a medida terá um impacto significativo na aceitação social da identidade transgênero (Foto: Wikipedia)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está caminhando para retirar da sua lista global de doenças a classificação da “identidade transgênero” como distúrbio mental. A mudança se baseia em um novo estudo que pede a retirada da designação usada por várias décadas.

A mudança deve entrar na próxima edição do manual da OMS, que classifica doenças e influencia no tratamento de pacientes em todo o mundo.

“A intenção é de reduzir as barreiras com o cuidado”, afirmou Geoffrey Reed, psicólogo que está coordenando a seção “transtornos de saúde mental e de comportamento” na próxima edição do manual. A publicação, intitulada “Classificação Internacional de Doenças”, deve ser lançada em maio de 2018.

Para defensores e profissionais de saúde mental, a mudança pode ter um impacto significativo na aceitação social da identidade transgênero. “[A OMS] está mandando uma mensagem muito forte de que o restante do mundo não considera mais a questão como um distúrbio mental”, disse Michael First, professor da clínica psiquiátrica da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e consultor técnico da nova edição do manual. “Um dos benefícios é uma redução do estigma”.

No entanto, muitos dos defensores pedem que a questão da identidade transgênero seja mantida no manual, já que essas designações são amplamente usadas para a cobertura de planos de saúde e para conduzir pesquisas sobre doenças e tratamentos. A proposta é que a questão seja transferida para outra categoria dentro do manual, a de “condições relacionadas à saúde sexual”.New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação