Snowden desenvolve smartphone mais seguro para jornalistas

Segundo Snowden, smartphones se tornaram uma ferramenta de rastreamento (Foto: Twitter)

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) Edward Snowden anunciou que está desenvolvendo uma versão modificada de smartphones da Apple para jornalistas que trabalham em regiões passíveis de espionagem governamental.

O anúncio foi feito na última quinta-feira, 21, durante a conferência tecnológica Forbidden Research, do instituto de mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A participação de Snowden no evento foi feita através de videoconferência, já que ele está exilado na Rússia desde 2014, quando revelou o esquema de espionagem feito pela NSA.

Snowden, que é membro da ONG Freedom of the Press Foundation, disse estar preocupado com o fato dos smartphones terem se tornado uma ferramenta de rastreamento que envia automaticamente informações a terceiros, incluindo governos.

Ele deu como exemplo o caso da jornalista americana Marie Colvin, morta em 2012, em Holms, na Síria, pelo governo de Bashar al Assad. Colvin fazia reportagens para o jornal inglês Sunday Times quando foi atingida por um morteiro. “A radiofrequência de suas transmissões para o noticiário foram interceptadas pelo exército sírio”, disse Snowden.

Para evitar que isso aconteça, Snowden anunciou que está trabalhando em parceria com Andrew Huang, um hacker que tem mestrado em engenharia eletrônica no MIT. A ideia é criar um smartphone capaz de alertar jornalistas sobre áreas com potencial risco de vigilância eletrônica. O smartphone modificado seria capaz de alertar jornalistas quando estivessem enviando dados sobre localização de forma imprópria.

O ex-funcionário da NSA afirmou que é extremamente difícil para os modelos atuais de smartphones manter sigilo sobre a localização. Segundo ele, os dispositivos podem ser invadidos por vírus que fazem com que ele transmita a localização mesmo quando estão em modo avião, configuração que bloqueia o envio e a recepção de sinais de rádio, Wi-Fi, Bluetooth e 3G.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação