Cientistas dizem ter encontrado uma forma de reverter a menopausa

A técnica poderá ajudar a aumentar a fertilidade de mulheres mais velhas (Foto: Pixabay)

Uma equipe de médicos da clínica Genesis, na Grécia, diz ter conseguido fazer com que mulheres na menopausa voltassem a menstruar. Entre as pacientes, está uma que já não menstruava há cinco anos.

O ginecologista Konstantinos Sfakianoudis e sua equipe focaram em mulheres que entraram precocemente na menopausa. Caso o resultado da pesquisa seja comprovado, a técnica poderá ajudar a aumentar a fertilidade de mulheres mais velhas, ajudar pacientes com menopausa precoce a engravidar, além de combater os efeitos da menopausa.

A equipe grega usou a terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), comum para acelerar a cura de ossos fraturados e músculos lesionados. A técnica consiste em retirar e centrifugar o sangue da paciente, em um processo que leva ao isolamento das moléculas que desencadeiam o crescimento de tecidos e vasos sanguíneos. Aparentemente, o processo parece ajudar a rejuvenescer os ovários.

Uma das pacientes entrou precocemente na menopausa, aos 40 anos. Cinco anos depois, a equipe injetou PRP nos ovários dela, e depois de seis meses, ela teria voltado a menstruar. A equipe, então, coletou três óvulos, dois deles foram fertilizados com sucesso com espermatozoides do marido da paciente. Agora, a equipe espera para fertilizar o terceiro, já que são necessários pelo menos três para viabilizar o implante no útero da paciente.

Apesar da equipe ainda não ter certeza como a técnica funciona, eles estão esperançosos com a pesquisa. A técnica foi utilizada em 30 mulheres entre 46 e 49 anos que queriam ter filhos. Os médicos ainda não implantaram os embriões nas mulheres, mas esperam fazer isso nos próximos meses. A equipe ainda não publicou sua pesquisa.

Alguns especialistas questionam os métodos utilizados pelos médicos. Roger Sturmey, da Faculdade de Medicina Hull York, no Reino Unido, falou sobre a importância das questões éticas a respeito de qual deve ser o limite máximo de idade para alguém ser mãe, além do risco de a paciente desenvolver diabetes e hipertensão durante a gravidez.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação