NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - JUL 02


Complexo Hospitalar da UFPA amplia seu Parque Tecnológico

A melhoria reflete nas atividades dos servidores e usuários dos hospitais Bettina Ferro e Barros Barreto, que vão sair com informações impressas, como tíquetes de agendamento e resultados de exames. Para o Complexo os benefícios são também financeiros.

O Parque Tecnológico do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), formado pelos Hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), recebeu recentemente um total de 253 novas impressoras em quatro modelos avançados de equipamentos, mais ágeis e de fácil manuseio. As impressoras estão sendo homologadas e serão instaladas nos hospitais até meados de agosto deste ano. A iniciativa faz parte do projeto Outsourcing de Impressão (impressão, cópia e digitalização), com fornecimento de todos os suprimentos relacionados (exceto papel), pela Tecnoset. A Tecnoset é uma empresa terceirizada responsável pelos serviços e contratada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Ministério da Saúde, que gerencia o Complexo Hospitalar da UFPA desde outubro de 2015.

O serviço ajuda no alcance de parte das metas decorrentes dos objetivos da Ebserh, que, por meio da Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI), necessita prover sua sede e as Unidades Hospitalares sob sua gestão de um modelo eficiente e eficaz, capaz de atender a todas as demandas de impressão, cópia, digitalização de documentos e armazenamento do documento digitalizado em pastas na rede, através da instalação de equipamentos e do fornecimento de suprimento. Atendendo, assim, de forma continuada e controlada, evitando desperdícios e descontinuidade causada pela falta de insumos e de manutenção dos equipamentos, a fim de garantir maior eficiência técnica e redução de custos.

“O projeto melhora, ainda, as atividades dos servidores e dos usuários dos nossos hospitais, que sairão com suas informações impressas, como tíquetes de agendamento e resultados de exames. Para a instituição traz benefício também na parte financeira, uma vez que a manutenção, instalação e monitoramento de todos os equipamentos serão arcados pela empresa terceirizada contratada pela Ebserh, via licitação, e o Complexo entra somente com o papel”, afirma o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, o médico e sociólogo Paulo Amorim.

Segundo Fernando Melo, analista de soluções da Tecnoset, a empresa disponibiliza para os hospitais um servidor com todas as aplicações de software bilhetagem, gerenciamento de suprimentos, retenção, impressão, escanner, digitalização, cópia, impressões coloridas e outros. “Todas nossas máquinas são alugadas e somos responsáveis pelo suporte, de acordo com contrato. Esses equipamentos são novos, ágeis e de fácil manuseio. Caso haja algum problema na máquina, é importante o usuário mexer o mínimo, porque a impressora é intuitiva e mostra vídeo no painel sobre o que ocorrer. Caso haja algum problema, o usuário precisa comunicar à Tecnologia da Informação do hospital, que abre chamado para que nossos técnicos locais façam o atendimento”, explica Melo.

Equipamentos - Do total de 253 equipamentos, todos na marca Lexmark, 183 chegaram no HUJBB, dia 12 de julho, e 70 impressoras no HUBFS, dia 11 do mesmo mês, levados por uma transportadora de São Paulo. Das 183 impressoras, no Barros, foram 24 unidades no modelo X790 multifuncional colorida; 24 no modelo X610 multifuncional monocromática; 134 MS 812 monocromática e uma X950, de grande porte, que imprime papel no formato A3.

Das 70, no Bettina, 55 foram no modelo MS 812 monocromática, nove no X610 multifuncional monocromática e seis X790 multifuncional colorida. As impressoras antigas serão recolhidas dos HUs e ficam à disposição da Ebserh. A previsão é que outros equipamentos também sejam encaminhados ao Complexo, para ampliar ainda mais seu Parque Tecnológico.

Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação