Médicos cubanos deixarão o país após eleições municipais

Médicos cubanos chegando a Brasília em 2013 (Foto: Valter Campanato/ABr)

Os médicos cubanos que chegaram em 2013 ao Brasil, para participar do programa Mais Médicos, deixarão o país após as eleições municipais deste ano.

O prazo de três anos para a participação dos profissionais no programa expira este ano e as tentativas de mantê-los por mais três anos não surtiram efeito. A decisão de enviá-los de volta logo após as eleições municipais foi tomada em uma recente reunião entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A medida deve afetar os médicos cubanos que chegaram ao país nos dois primeiros ciclos de inscrição, em 2013. Os contratos desses profissionais duram até outubro deste ano. Depois, eles ficarão até novembro para não faltar médicos durante as Olimpíadas do Rio e as eleições municipais.

O tempo adicional foi concedido na reunião entre a Opas e o Ministério da Saúde. A expectativa é que 2.400 médicos ocupem os postos que ficarão vagos.

No total, 18.240 médicos participam do programa Mais Médicos, sendo que 11.429 são de Cuba. Outros 1.537 são estrangeiros de outros países e brasileiros formados no exterior. O restante são brasileiros formados no Brasil.

A prorrogação da participação dos médicos cubanos até novembro é uma resposta a um pedido do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Segundo o presidente do conselho, Mauro Junqueira, as prefeituras temiam a falta de assistência médica em meio às eleições municipais. “São médicos que já têm um vínculo [com a população]”, disse Junqueira.

Em nota, o Ministério da Saúde garantiu que haverá assistência. “É um compromisso do ministro da Saúde, Ricardo Barros, fortalecer a participação dos brasileiros no Mais Médicos e, enquanto houver necessidade e vagas a serem preenchidas, manter o convênio com a Opas para o provimento de médicos no país”.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação