Prisão de terroristas é aviso, diz especialista


O anúncio feito pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, de que a Polícia Federal conseguiu prender um grupo que planejava atos terroristas é uma espécie de "aviso" de que o Brasil está preparado para a Olimpíada, segundo Samuel Feldberg, professor de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco.

“O ministro [da Justiça, Alexandre de Moraes] eventualmente está dizendo para os possíveis organizadores de atentados (...) que nós estamos preparados, estamos investigando e aqui está um exemplo de como nós conseguimos desbaratar esse tipo de célula”, pontuou.

Feldberg, que é especialista em Oriente Médio, ressalta que a maior preocupação do Brasil deve ser com pessoas ligadas ao crime comum que possam, eventualmente, se conectar com grupos extremistas, algo comum em outros países.

“Nós vemos ao redor do mundo (...) uma associação entre o crime comum e ações terroristas, entre traficantes de drogas e grupos que utilizam a renda obtida através de crimes para financiar atividades terroristas”, explicou.

O professor Samuel Feldberg afirma, ainda, que a maioria dos atentados é desbaratada antes de acontecer, na origem, justamente por meio do trabalho de organismos de inteligência.

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira 12 mandados de prisão contra brasileiros suspeitos de integrar uma célula do Estado Islâmico que estaria preparando um ataque terrorista no país. A Operação Hashtag foi deflagrada a pedido da Justiça Federal no Paraná.BandNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação