Saiba o que é a Praga Cinza, um dos perigos da nanotecnologia


Para alguns pesquisadores, a chamada “Praga Cinza”, ou “Grey Goo”, é um dos maiores perigos já enfrentados pela humanidade e que poderá levar o mundo a um colapso.
Mas do que se trata esse fenômeno apocalíptico de nome estranho?

A Praga Cinza trata da possibilidade de que um nanorrobô (ou vários) comece a se autorreplicar descontroladamente até consumir toda a matéria e ocupar todo o espaço disponível na Terra. Ela deve seu nome à terrível imagem que poderá ser provocada por esse fenômeno: o planeta inteiro coberto por um manto cinza robótico.

Esse termo ameaçador foi cunhado pela principal referência na nanotecnologia molecular, o engenheiro K. Eric Drexler, que foi o primeiro a descrever o cenário no seu livro “A Nanotecnologia: O Surgimento das Máquinas de Criação”, publicado em 1986.

Nesse livro, Drexler explica que, se um robô minúsculo for capaz de se autoduplicar em mil segundos, todos os robôs (idênticos) se duplicariam, por sua vez, em outros mil segundos, e assim, sucessivamente: em menos de dois dias a quantidade de nanorrobôs teria uma massa superior à da Terra.

Será assim o final cinza da nossa civilização?

Fonte: Robotsia

Imagem: Stokkete/Shutterstock.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação