Marrocos anuncia intenção de retornar à União Africana

O Marrocos se retirou do bloco em protesto contra a admissão da República Árabe Saarauí Democrática como membro (Foto: Pixabay)

O rei do Marrocos, Mohammed VI, pediu neste domingo, 17, que seu país seja aceito novamente como membro da União Africana. A decisão foi anunciada 32 anos após o país se retirar do bloco, em protesto contra a admissão como membro da República Árabe Saarauí Democrática, um território no Saara Ocidental reivindicado pelo Marrocos.

“Há muito tempo nossos amigos pedem para voltarmos a estar entre eles, para que o Marrocos recupere o lugar natural que lhe corresponde dentro de sua família institucional”, afirmou o monarca, em mensagem enviada à cúpula da União Africana que está em Kigali, capital de Ruanda. “Este momento chegou”, acrescentou.

O Marrocos considera o território do Saara Ocidental, uma antiga colônia da Espanha, como parte importante do reino. Em 1975, o território foi anexado ao Marrocos, mas um movimento de liberação conhecido comoFrente Polisário, desde então, reivindica a independência. A comunidade internacional não reconhece a anexação marroquina do Saara Ocidental.

Em março deste ano, o Marrocos ordenou que a ONU retirasse alguns dos seus funcionários e fechasse um escritório da sua missão no Saara Ocidental (Minurso) em resposta ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que utilizou o termo “ocupação” para descrever a presença do país na região.

O rei marroquino explicou que, apesar do país ter saído do bloco, nunca deixou de lado a cooperação com as nações africanas. Afirmou, ainda, que com sua decisão, espera “trabalhar em conjunto com a União Africana e superar divisões”.

No entanto, o monarca insistiu em afirmar que a República Árabe Saarauí Democrática não é reconhecida por “pelo menos 34 países” e não é um estado-membro da ONU ou da Liga Árabe. “Sobre a questão do Saara, a África Institucional não pode suportar por mais tempo a carga de um erro histórico e um legado obstaculizador”, afirmou Mohammed VI.O retorno do Marrocos deverá ser validado por uma votação da União Africana.Daily Mail


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação