Droga evita passagem de zika para o feto

No Brasil, a infecção por zika vírus durante a gravidez tem sido associada à microcefalia e outros defeitos congênitos (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Pesquisadores norte-americanos identificaram uma droga que pode bloquear a passagem do zika vírus para o feto em desenvolvimento. Trata-se de um antigo antibiótico veterinário chamado Duramycin.

De acordo com testes feitos em laboratório com tecidos humanos, a droga evita replicação do vírus em células que o transmitem nas duas vias que permitem o zika chegar ao feto: pelas células da placenta (durante os primeiros três meses de gravidez) e pelo saco amniótico (no segundo trimestre da gravidez).

O novo estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) e da Universidade de Califórnia em Berkeley (UCB), nos EUA, foi publicado nesta segunda-feira, 18, na revista científica Cell Host & Microbe.

Uma das autoras da pesquisa, a virologista Lenore Pereira, ressaltou que “muito poucos vírus atingem o feto durante a gravidez e causam defeitos congênitos. Compreender como alguns vírus são capazes de fazer isso é uma questão muito relevante e pode ser a mais importante para pensarmos em maneiras de proteger o feto quando a mãe é infectada”.

A droga Duramycin é um antibiótico produzido por bactérias para destruir outras bactérias. A droga é comumente utilizada em animais e também em testes clínicos para pessoas com fibrose cística. Novos estudos têm concluído que o Duramycin também é eficaz contra flavivírus, como os vírus da zika, da dengue e da febre Oeste do Nilo, e contra filovírus, como o vírus Ebola.

Outra autora do estudo, a infectologista Eva Harris, afirmou que “o Duramycin bloqueia com eficiência a infecção de inúmeros tipos de células da placenta por linhagens do vírus zika isolados recentemente da epidemia que ocorre na América Latina, onde a infecção durante a gravidez tem sido associada à microcefalia e outros defeitos congênitos […] Isso indica que o Duramycin ou drogas semelhantes podem reduzir com eficiência a transmissão do vírus da zika da mãe para o feto, por meio das duas rotas potenciais, impedindo os defeitos congênitos associados”.UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação