Vulcão adormecido perto de Roma está acordando lentamente

A última vez que o Colli Albani entrou em erupção foi há 36 mil anos (Foto: Wikipedia)

A Itália é um país propício à atividade vulcânica. A pressão da placa tectônica da África sobre a da Eurásia faz subir o magma, tornando explosivos vários vulcões do país. Os mais famosos são o Vesúvio e o Etna.

Mas o vulcão Colli Albani tem sido um perigo silencioso. Ele fica a 30 km de Roma e próximo ao Castel Gondolfo, a residência de verão do papa. Por muito tempo ele foi considerado extinto pela falta de evidências de erupções recentes.

Porém, em 1990, cientistas perceberam que as montanhas em volta do vulcão estavam inchando e que terremotos começaram a acontecer na região. Dioxído de carbono começou a ser expelido das montanhas, matando silenciosamente os animais ao redor. Os cientistas começaram a fazer escavações no local e descobriram que 11 erupções ocorreram durante os últimos 600 mil anos. Isso revelou que o vulcão não está extinto, mas sim adormecido.

Em um novo estudo, publicado recentemente no jornal científico Geophysical Research Letters, o cientista Fabrizio Marra, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, sugeriu que o Colli Albani pode estar acordando de um longo sono.

A equipe de Marra coletou amostras de cinzas das seis erupções ocorridas nos últimos 365 mil anos e as enviaram para Brian Jicha, especialista em geocronologia da Universidade de Wisconsin, EUA. Ele usou a taxa de isótopos radioativos do material para montar uma espécie de relógio cronológico e descobriu que nos últimos 100 mil anos, o vulcão entrou em atividade a cada 31 mil anos.

A última vez que ele entrou em erupção foi há 36 mil anos, o que excede a media de tempo determinada. “O período de inatividade já ultrapassou a média de reincidência, o que indica que o complexo vulcânico está pronto para entrar em erupção novamente”, disse Marra.

Tal fato, sozinho, não indica que uma nova erupção pode ocorrer, mas a equipe de Marra aponta outros indícios. Um deles é o contínuo inchaço das montanhas, o que indica que o magma, lentamente, pode estar subindo para a superfície.

Apesar do indício de que as câmaras magmáticas do vulcão estão sendo lentamente preenchidas, Marra afirma que o processo pode levar milhares de anos até resultar em uma erupção. “É importante dizer que no momento não há nenhum sinal de que uma erupção pode ocorrer em breve. É muito improvável que isso ocorra nos próximos mil ou dois mil anos”.Scientific American

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação