Brasil fica em 3º em ranking de carência de trabalhadores qualificados

Segundo a OCDE, carência se deve ao acelerado avanço tecnológico (Foto: EBC)

Entre os 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o terceiro com a maior dificuldade de encontrar trabalhadores qualificados.

Os dados são de um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 28, pela organização. No ranking, o Brasil se encontra empatado com a Turquia e abaixo apenas do Japão e da Índia, que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Segundo a OCDE, 63% das empresas do Brasil com 10 ou mais funcionários não conseguem preencher vagas direcionadas a profissionais qualificados. Na Índia, o percentual sobe para 64%, e no Japão para 81%.

A pesquisa afirma que essa dificuldade se deve ao acelerado avanço tecnológico e ao uso de computadores mais eficientes no ambiente de trabalho. “O rápido progresso das tecnologias digitais está transformando a forma como se trabalha, e as habilidades precisarão se adequar a estas mudanças”.

A Espanha foi o país do ranking com menos dificuldade de se encontrar trabalhadores qualificados. Apenas 3% das empresas do país não conseguem preencher vagas qualificadas. Em seguida, ficaram o Reino Unido, com um percentual de 12%, a França (21%) e a China (24%).RANKING DA OCDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação