PAPA VATICANO

Papa Francisco abre processo para canonizar João Paulo I

Foto de arquivo de João Paulo I. EFE/L'OSSERVATORE ROMANO/ARTURO MARI

O papa Francisco reconheceu as "virtudes heroicas" do papa João Paulo, o primeiro passo para a santidade daquele que foi pontífice por 33 dias em 1978, informou a Santa Sé em comunicado nesta quinta-feira.

Francisco aprovou as virtudes durante uma audiência realizada ontem com o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato. Albino Luciani nasceu em 17 de outubro de 1912, no município de Forno di Canale, atualmente chamado Canale d'Agordo, na província de Belluno, na região de Vêneto, na Itália.

Foi eleito em 26 de agosto de 1978, no segundo dia de conclave, como sucessor do papa Paulo VI, que morreu em 6 de agosto daquele ano. O nome escolhido foi uma combinação dos nomes dos dois antecessores, Paulo VI e João XXIII.

Em 28 de setembro sofreu um infante e faleceu, protagonizando o papado mais breve do século XX e um dos mais curtos da história. Durante o seu pontificado, o "Papa sorriso", como era conhecido, oficiou duas missas, enviou uma mensagem "Urbi et orbi", celebrou quatro audiências públicas, cinco Angelus e nove discursos.

A jornalista Stefania Falasca, vice-postuladora da causa de canonização de João Paulo I, acaba de publicar o livro "Papa Luciani. Cronaca di una morte" (ainda sem edição para o Brasil), no qual desmente a tese sobre uma possível conspiração no Vaticano e que justifica o falecimento por causas naturais.

Na Igreja Católica, para ser canonizado é necessário seguir várias etapas. A primeira é o reconhecimento das suas virtudes heroicas, com o qual passa a ser considerado "Venerável Servo de Deus". Depois, acontece a beatificação, quando um milagre é certificado. Por fim, a canonizado (declaração de santo), quando é atestado o segundo milagre, que tem que ocorrer depois da proclamação como beato.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação