TÚNEL HÍDRICO

China planeja túnel de 1.000 km para desviar água de rio do Tibete

Rio Yarlung Tsangpo fica no Tibete, mas se transforma no Brahmaputra quando entra na Índia (Foto: Flickr/Larry He)

A China é reconhecida em todo o mundo devido aos seus grandes projetos estruturais. Porém, um dos mais grandiosos parece estar vindo em breve. Isso porque os chineses estão planejando um túnel de 1.000 quilômetros para desviar água do rio Yarlung Tsangpo, no Tibete – mas que se transforma no Brahmaputra quando entra na Índia -, para o deserto de Taklamakan, em Xinjiang, no noroeste chinês.

Porém, antes de colocar um projeto tão grandioso em prática, e que pode gerar tensão em países vizinhos, a China está fazendo seu primeiro teste com um túnel de 600 quilômetros na região de Yunnan. Com mais de 60 seções e grande o suficiente para caber dois trens de alta velocidade, a estrutura atravessará montanhas e áreas com condições geológicas ruins.

Estudando o terreno difícil, o pesquisador do Instituto de Mecânica de Solo e Rocha da Academia Chinesa de Ciências, Zhang Chuanqing, admitiu que essas áreas são as mais complicadas, mas que, conseguindo uma solução segura para elas, será possível “se livrar dos principais obstáculos de engenharia para obter água do Tibete para Xinjiang”.

Dificuldades

Mesmo com todos os testes e experiências em Yunnan, os engenheiros chineses ainda encontrarão mais dificuldades na construção do túnel de 1.000 quilômetros. Isso porque o planalto tibetano tem passado frequentemente por mudanças climáticas, inclusive com crises hídricas em regiões do Himalaia. Além disso, a localidade é bastante propensa a terremoto, obrigando que a estrutura seja bastante segura para evitar desastres naturais.

Possível tensão

Como, atualmente, não há nenhum tratado de repartição de água entre Índia e China, o possível desvio da água do rio Yarlung Tsangpo/Brahmaputra pode gerar tensão entre os dois países. Isso porque, além do rio ser um importante recurso hídrico para o nordeste indiano e de Bangladesh, a construção de barragens construídas, pela China, no passado, no Yarlung Tsangpo já havia gerado reclamações por parte dos indianos. Quartz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação