APROXIMAÇÃO DIPLOMÁTICA

Coreia do Norte cancela manifestação anual contra EUA

A decisão ocorre depois do líder norte-coreano Kim Jong-un ter se encontrado com Donald Trump em Cingapura (Foto: Official White House/Stephanie Chasez)

A Coreia do Norte vai cancelar seu protesto anual “anti-imperialismo americano”. A manifestação tipicamente marca o começo da Guerra Coreana (1950-1953) e denuncia os Estados Unidos. O protesto acontece há anos e, no ano passado, atraiu 100 mil pessoas a capital norte-coreana, Pyongyang.

O evento geralmente usa slogans e propagandas que atacam os Estados Unidos. Os participantes erguem seus punhos como sinal de resistência e fazem selos comemorativos mostrando a destruição dos Estados Unidos.

Para o ex-diplomata americano Mintaro Oba, que tinha como foco a política norte-coreana, o cancelamento é significativo. Ele diz que isso mostra que a Coreia do Norte tem confiança o suficiente no poder de permanência do envolvimento com os Estados Unidos, que eles querem criar uma atmosfera mais positiva no cenário interno e enviar sinais mais construtivos internacionalmente.

A decisão ocorre após o líder norte-coreano Kim Jong-un ter se encontrado com o presidente americano Donald Trump, em Cingapura, neste mês, em um encontro histórico. Os Estados Unidos suspenderam os exercícios militares com a Coreia do Sul, exercícios estes que enfureciam a Coreia do Norte há anos.

Mike Pompeo, o Secretário de Estado americano, disse que gostaria de ver o progresso contínuo na desnuclearização da Coreia do Norte. “Eu não vou colocar uma linha do tempo para isso, independente se são dois meses ou seis meses, nós estamos comprometidos a continuar agindo para ver se conseguimos alcançar o que ambos os líderes se comprometeram”, disse Pompeo à rede CNN, se referindo ao encontro de 12 de junho entre Trump e Kim.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação