COMPLEXO MÉDICO PENAL

MPF e PF investigam esquema de privilégios a presos da Lava Jato

Suspeita é de que o ex-deputado André Vargas seja o líder do grupo (Fonte: Reprodução/AFP)

Uma carta escrita à mão de dentro do Complexo Médico Penal (CMP), em Curitiba, denuncia supostas regalias destinadas a um grupo de políticos, ex-executivos e lobistas, presos da Operação Lava Jato, na ala 6 da unidade. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O suposto esquema de privilégios, que, segundo a carta de 47 páginas, inclui acesso a celulares, internet, visitas íntimas, comida exclusiva, serviços de cozinheiro, segurança e zelador particulares, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.

De acordo com a denúncia, presos da Lava Jato também estariam utilizando “laranjas” em cursos e trabalhos que contribuem na redução da pena.

São ao todo 27 “fatos” que beneficiaram “os Lava Jato”, como os presos da operação são chamados pelos demais detentos do complexo.

O Complexo Médico Penal fica em Pinhais e abriga atualmente cerca de 730 presos (a capacidade é de 659 detentos). Os presos da Lava Jato começaram a chegar à unidade em 2015, somando hoje 52, divididos em dez celas da ala 6.

Entre eles estão o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, o ex-deputado André Vargas, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-assessor parlamentar do PP João Cláudio Genu.

A suspeita é de que o ex-deputado André Vargas seja o líder do grupo e teria poderes de mando dentro da unidade. Ainda de acordo com a denúncia, os presos da Lava Jato “usam celular à vontade” no CMP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação