TRANSPORTE AÉREO FRAUDE

Mais de 140 pessoas são detidas por compra de passagens com cartões roubados

Arquivo. EFE/STEPHANIE PILLICK

Um total de 141 suspeitos de comprar passagens de avião adquiridas através de cartões de créditos roubados foram detidos em uma operação realizada em 226 aeroportos de todo o mundo na semana passada, informou nesta terça-feira a Europol em comunicado.

As detenções foram realizadas entre 18 e 22 de junho no marco da 11ª edição dos Dias de Ação do Aeroporto Global, na qual participaram 69 companhias aéreas e seis agências "online".

Várias entidades financeiras confirmaram 334 transações suscetíveis de serem fraudulentas e alertaram às companhias aéreas envolvidas e, posteriormente, a Associação Internacional de Transporte Aéreo notificou aos aeroportos que os agentes esperariam os suspeitos para detê-los.

A operação, coordenada pela Europol e na qual também participou a Interpol, Eurojust e Frontex, contou com a colaboração de Estados europeus e o apoio das autoridades policiais canadenses e americanas.

"A fraude de companhias aéreas não só é muito lucrativa para os golpistas, mas também aumenta o risco de delinquentes sérios e terroristas viajarem ao redor do mundo de forma anônima, potencialmente pondo em perigo outras pessoas", disse no comunicado a diretora-executiva da Europol, Catherine De Bolle.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo estima que a indústria aérea perde mais de US$ 1 bilhão ao ano pela compra fraudulenta de passagens de avião.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação