ESTADOS UNIDOS

Juiz determina que famílias separadas na fronteira sejam reunidas em até 30 dias

Protesto no Texas contra a separação de famílias na fronteira (Fonte: Reprodução/AFP)

O juiz federal Dana Sabraw, do Tribunal de San Diego, na Califórnia, determinou nesta terça-feira, 26, que todas as famílias de imigrantes separadas na fronteira sejam reunidas em até 30 dias.

Uma liminar emitida pelo juiz também impede temporariamente o governo americano de separar crianças de seus pais e ou responsáveis na fronteira.

Além disso, as crianças com até 5 anos de idade terão que ser entregues aos seus pais em até 14 dias, e todas as crianças poderão conversar com seus pais e ou responsáveis dentro de dez dias.

Desde abril, quando os EUA passaram a aplicar sua polêmica estratégia de “tolerância zero” contra a imigração, um total de 2.575 menores de idade foram separados de seus pais. Deste total, somente 522 voltaram para seus responsáveis.

Em sua decisão, o juiz Dana Sabraw ressaltou que as crianças podem ser separadas de seus responsáveis na fronteira apenas se os adultos em questão apresentarem perigo para elas. Ainda de acordo com o juiz, os adultos barrados na fronteira não podem ser deportados dos EUA sem seus filhos.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação