CIÊNCIA

Comportamento do cão tem relação com o de seu dono

Cães de donos mais calmos são mais resilientes (Foto: Pixabay)

A ideia de que os cães têm a personalidade parecida com a de seus donos ganhou embasamento científico. O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Viena foi publicado na revista científica Plos One.

Mais de 130 cachorros e seus donos participaram de um experimento com vários testes, incluindo a medição da frequência cardíaca e a resposta que os cães tinham diante de ameaças. Amostras de saliva também foram analisadas para medir o nível de cortisol, um marcador de estresse.

Após um cruzamento de informações, o estudo mostrou que humanos e cães, realmente, podem interferir no humor um do outro, mas a influência humana em relação aos cachorros é maior.

Cães de pessoas negativas, por exemplo, têm menos variação nos níveis de cortisol. Isso revela que eles são mais ansiosos e não conseguem lidar com situações estressantes. Estes cães apresentam o seguinte comportamento: costumam lamber os lábios do dono, bocejar ou se afastar de objetos ameaçadores.

Cães de pessoas mais calmas, por outro lado, têm maiores alterações nos níveis de cortisol. Isto demonstra que eles são mais resilientes e conseguem se adaptar com facilidade a diferentes situações. “Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, disse a cientista Iris Schoberl à BBC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação