NOSTALGIA ...aqui também têm

Há 50 anos, Ford lançou Galaxie 500 no Brasil


POR ALBERTO NOGUEIRA
Lenda da indústria automobilística, objeto de desejo de muitos brasileiros da época e de atuais entusiastas, o Ford Galaxie 500 completa nesta quinta-feira (16) 50 anos de seu lançamento no país.

O número 500 em seu nome era uma referência às populares provas de 500 milhas nos Estados Unidos, onde o possante debutou em 1959, como uma versão do Ford Fairlane.

Mostrado no Salão do Automóvel de 1966, em São Paulo, o carro impressionava pelo seu porte e acabamento. Eram 5,33 metros de comprimento e 1780 kg. Em seu interior luxuoso, destacava-se o velocímetro horizontal.

Na época do lançamento brasileiro, o gerente-geral da multinacional americana no Brasil, John C. Goulden, elogiou a “capacidade de assimilação do operário brasileiro” e afirmou que tudo era “resultado de muito trabalho, dia e noite”, como publicou a Folha.

O modelo lançado no Brasil trazia um motor V8 de 164 cavalos e câmbio manual de três marchas. Em outras versões, a cavalaria chegou a 199. Sua direção hidráulica, uma novidade no país, fazia com que o Galaxie, apesar de todo seu tamanho e peso, fosse fácil de manobrar.

Por aqui, após seu lançamento, o luxuoso carro ganhou as versões LTD, com câmbio automático, e, posteriormente, LTD Landau (1971), considerada topo de linha.

Em 1983, a Ford encerrou a produção do carro. A linha de montagem da fábrica, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, produziu 77.850 unidades em quase 16 anos de vida do modelo nacional.CB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação