VAZAMENTOS E FRAUDES

Quase 40% da água tratada no Brasil é perdida

Para as grandes cidades, o índice que estima o quanto da água potável produzida que não foi faturada é de 41,3% (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Um estudo do Instituto Trata Brasil revelou que quase 40% da água tratada no Brasil é perdida em função de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. O levantamento foi obtido pelo Portal G1.

Dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) de 2015, divulgados em janeiro, mostram que houve uma evolução muito lenta para reduzir a perda de água no país em um intervalo de quatro anos. O índice era de 38,8% em 2011 e passou para 36,7% em 2015.

O estudo faz também uma avaliação do desempenho das 100 maiores cidades do país — que concentram cerca de 40% da população brasileira e que deveriam puxar o crescimento — em relação à média nacional. De acordo com o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, as diferenças entre os índices nacionais e os dessas cidades, no entanto, são pequenas.

“São grandes aglomerados com capacidade de investimento, de fazer projetos, com corpo de engenharia, então esperávamos que estas 100 cidades fossem a locomotiva do país. Os números, porém, mostram que não, que nem as capitais estão conseguindo fazer o papel de melhorar mais rapidamente os indicadores de água e esgoto […] Se essas cidades não estão conseguindo, imagina os municípios menores, que têm piores estruturas”, ressalta Édison Carlos.

A coleta de esgoto foi o único índice que melhorou bem mais nas 100 maiores cidades do país. Enquanto a cobertura nacional é de 50,3% da população, nos grandes municípios chega a 71,1%.

Além do desperdício representado pelas perdas nas distribuições de água tratada, o Instituto Trata Brasil ressalta que as cidades também deixam de arrecadar. Para as grandes cidades, o índice que estima o quanto da água potável produzida que não foi faturada é de 41,3%. Em Manaus, por exemplo, 73,1% da água não é cobrada.

“É um absurdo, é impossível fazer investimentos no setor de saneamento com perda financeira na ordem de 70%. E são volumes gigantescos de água que se perdem […] O que se espera não é fácil, pois trocar redes com a capital inteira funcionando não é simples. Tem que paralisar rua. São quilômetros e quilômetros de tubulações para serem trocadas, mas tem que fazer, porque, se não fizer, não vai ter recurso para investir no sistema”, afirma Édison Carlos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação