POLÍCIA BRITÂNICA

Policial que ordenou a morte de Jean Charles chefiará Scotland Yard

Cressida Dick será a primeira mulher a chefiar a corporação em 188 anos de história (Foto: Reprodução/ Youtube)

A policial britânica Cressida Dick, que comandou a operação que matou, por engano, o eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes em uma estação do metrô de Londres em 2005, foi anunciada na quarta-feira, 22, como a nova comandante da Polícia Metropolitana de Londres, conhecida como Scotland Yard.

Será a primeira mulher a chefiar corporação em seus 188 anos de história. Cressida, que é policial há mais de 30 anos, substituirá Bernard Hogan-Howe no cargo policial mais importante do Reino Unido. “Esta é uma grande responsabilidade e uma fantástica oportunidade”, disse a policial, que também afirmou se sentir “encantada e honrada”.

Em 22 de julho de 2005, a policial esteve à frente da perseguição ao etíope naturalizado britânico Osman Hussain, um dos suspeitos de uma tentativa de atentado a trens do metrô no dia anterior e que morava no mesmo conjunto habitacional de Jean Charles. Na ocasião, o brasileiro foi confundido com o suspeito e Cressida ordenou, do centro de operações da Scotland Yard, que ele fosse impedido de entrar na estação de metrô.

Após a ordem da comandante, Jean Charles foi morto com sete tiros na cabeça e um no ombro, disparados por agentes à paisana. Cressida foi inocentada pelo inquérito que apurou o acidente e a Scotland Yard recebeu uma multa de 175 mil libras por violar padrões de segurança e saúde no caso. Muitos acreditavam que o incidente poderia inviabilizar a nomeação para o cargo que ocupará.

Críticas da família

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, a família do eletricista manifestou “séria preocupação” com a indicação. “A mensagem da nomeação de hoje é que os policiais podem agir com impunidade”, disse a família em nota.

Em entrevista à BBC, dois primos de Jean Charles, Patrícia Armani e Alex Pereira, afirmaram que a policial foi “no mínimo incompetente” no comando da operação que matou o brasileiro.

“Não há garantia de que outras pessoas não morrerão em erros deste tipo, ainda mais neste momento em que várias cidades europeias estão em alerta por causa de ataques como o do Estado Islâmico”, disse Patrícia. Ela ainda destacou que a família enviou no início da semana uma carta ao prefeito de Londres, Sadiq Khan, pedindo que ele não endossasse a nomeação.

Após o anúncio, Khan afirmou que se trata de um “dia histórico” em Londres. “É essencial que encontremos a melhor pessoa possível para liderar a Met [como também é chamada a Scotland Yard] nos próximos anos, e estou confiante de que nós conseguimos”.

Cressida deve receber um salário anual de 270 mil libras (cerca de R$ 1 milhão) em seu novo cargo – maior que o salário da primeira-ministra britânica, Theresa May.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação