CANIBALISMO - Uma prática comum?

O hábito de comer carne humana é mais comum do que a gente pensa!

Por mais que seja um tabu, o canibalismo é uma prática que data de mais de 800 mil anos entre os seres humanos. Sua origem pode estar associada aos valores nutritivos da carne humana, assim como a utilidade da gordura, pele e ossos para usos diversos. Mas, sem dúvida, esses não são os únicos motivos.

O que sabemos?
Muitos canibais afirmam que a carne humana tem um sabor doce, similar ao da carne bovina, embora um pouco mais dura. Em algumas tribos, a carne humana é ingerida assada ou cozida, com pimentas e especiarias, o que amolece e realça o sabor.

Formas de Canibalismo
É chamada de endocanibalismo a prática que consiste em comer os corpos dos integrantes de uma mesma tribo, como forma de reverenciar a morte. Outro costume, conhecido como exocanibalismo, baseia-se na ingestão dos corpos dos integrantes de outras tribos, para causar intimidação e medo nos inimigos. Há também a crença de que tal ato proporciona uma “força invencível”.

Kuru (Doença de Creutzfeldt-Jakob)
Comer carne humana não representa somente um dilema moral, mas pode também causar kuru, uma doença incurável e degenerativa, parecida com a da vaca loura. O kuru surgiu em Papua Nova Guiné, onde os canibais comiam o cérebro de seus mortos. O período de incubação da doença é de 10 a 13 anos. A morte ocorre um ano após o aparecimento dos sintomas.

Canibalismo por sobrevivência
O instinto de sobrevivência pode fazer com que o ser humano coma carne de sua própria espécie, com o objetivo único de continuar vivo. Em situações extremas, uma pessoa comum pode recorrer ao canibalismo como meio de se manter com vida.SuperCurioso
Imagem: Shutterstock

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação