CIDADES UNIVERSITÁRIAS

Saiba quais são as melhores cidades do mundo para estudar


A melhor cidade para ser estudante no mundo é Montreal, no Canadá. Em segundo lugar está Paris e, em terceiro, Londres. O ranking 2017 das melhores cidades universitárias, realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), foi divulgado nesta sexta-feira (17/2). O Brasil também foi representado com duas cidades. Contudo, entre as 100 favoritas: São Paulo, na 69ª posição, e Rio de Janeiro, na 94ª.

A classificação é baseada em um conjunto de requisitos, como a qualidade das universidades, custo e qualidade de vida, caráter internacional, acesso ao mercado de trabalho e experiência estudantil. As cidades devem, ainda, ter uma população de ao menos 250 mil habitantes e, no mínimo, duas universidades que façam parte do QS World University Rankings.

Além do primeiro lugar, o Canadá classificou mais duas cidades no top 15. Vancouver apareceu na 10ª opção e Toronto, logo em seguida, na 11ª. De acordo com o ranking, umas das principais vantagens do país é oferecer cursos em duas línguas - inglês e francês - e ser aberta para receber imigrantes.

Pela primeira vez em quatro anos, a capital francesa não ocupou a liderança da tabela. Segundo o ranking, a queda se deu por causa do alto custo de vida da cidade e à diminuição de alguns critérios, como a segurança. Já Londres, o principal local turístico britânico, ficou em terceiro lugar, porque as universidade locais estão preocupadas com as consequências do Brexit no Reino Unido, o que faz parecer ser uma localidade menos atrativa para se estudar.

Não foi apenas o Canadá que teve mais de uma cidade entre as quinze primeiras posições. A Alemanha, por sua vez, classificou Berlim, em 6º lugar, e Munique, em 9º. O país oferece diversos recursos para acolher universitários estrangeiros. Um exemplo é a isenção da taxa de matricula nas instituições.

As Melhores Cidades Universitárias

1. Montreal
2. Paris
3. Londres
4. Seul
5. Melbourne
6. Berlim
7. Tóquio
8. Boston
9. Munique
10. Vancouver
69. São Paulo
94. Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação