KUMARIS - A breve vida sagrada das meninas deusas do Nepal


A tradição dos hindus e budistas do Vale de Catmandu, no Nepal, que consiste em adorar as jovens virgens chamadas kumaris, existe há séculos.

Acredita-se que essas meninas são possuídas pela deusa hindu Taleju e selecionadas em uma idade muito precoce (às vezes aos 4 ou 5 anos). Sacerdotes e um astrólogo se certificam de que a menina reúna os 32 lacchins (atributos físicos e psicológicos), como Buda. Alguns deles incluem características animais (como ter pernas de veado), uma dentadura perfeita, cabelos e olhos bem escuros e uma saúde perfeita. Pede-se também que elas superem vários testes que demonstrem seu valor (como cuidar de cabeças de gado por uma noite).

Mas o privilégio de ser escolhida kumari não é tão simples. As meninas não podem ir à escola nem colocar os pés fora do seu templo; comunicam-se apenas com um grupo seleto de pessoas e só podem sair do templo carregadas e vestidas de vermelho, durante os festivais. Na hora de dar sua benção aos visitantes, têm que permanecer estáticas por várias horas.

O aspecto mais curioso de sua divindade, no entanto, é que ela termina quando a jovem tem sua primeira menstruação. A crença popular diz que o sangue a torna profana, e a deusa deixa de possuí-la para buscar outra menina virgem. A menina, então, que foi venerada e esteve isolada (confinada em um templo) por muitos anos, tem que se adaptar rapidamente a uma vida normal, o que pode ser um evento traumático para ela.

Muitas organizações de direitos humanos denunciaram a situação dessas meninas, porque seu confinamento atenta contra a sua liberdade e o seu direito à educação. Em 2008, a Suprema Corte do Nepal determinou que as meninas deviam ter mais liberdade e receber educação, mas a tradição das kumaris continua se desenvolvendo da mesma maneira.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação