POLÍTICA ANTI-IMIGRAÇÃO

Secretário dos EUA confirma muro na fronteira com o México

John Kelly fez as declarações em visita à Guatemala (Fonte: Reprodução/AFP)

Em visita à Guatemala na quarta-feira, 22, o secretário de Segurança Interna dos EUA, John Kelly, confirmou a polêmica construção de um muro na fronteira com o México.

Kelly descartou, no entanto, as deportações em massa de imigrantes em situação ilegal nos EUA: “Não estamos fazendo deportações em massa, mas temos leis que temos de respeitar. Então, vamos nos concentrar primeiro naqueles que cometeram crimes nos EUA para expulsá-los”.

Kelly visitou a Guatemala um dia depois de sua pasta publicar duas circulares internas que reforçam a captura e a deportação de imigrantes em situação clandestina.

Os EUA publicaram na última terça-feira, 21, dois memorandos que reforçam a captura e a deportação de imigrantes em situação clandestina, incluindo, segundo John Kelly, um processo legal mais ágil, que permite a devolução de um imigrante ilegal “para seu país de uma forma mais rápida do que se fez em uma década”.

Ainda de acordo com o secretário, a diretiva de Donald Trump dá mais recursos ao Departamento de Segurança Interna, o que “significa mais oficiais para o controle da fronteira, mais recursos para detenções na fronteira e também a construção de uma barreira física” na fronteira.

“O presidente Trump me ordenou que restabeleça o controle na fronteira. Então, vamos construir uma barreira física, vamos realizar patrulhas não militares, mas com homens e mulheres que estão no âmbito da aplicação da lei e de metodologias tecnológicas”, ressaltou John Kelly.

Após a visita à Guatemala, Kelly segue para o México, onde irá se encontrar com o secretário norte-americano de Estado, Rex Tillerson.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação