MEIO AMBIENTE- Índia está superando a China em poluição do ar

A Índia precisa colocar em prática politicas públicas para reduzir os níveis de poluição (Foto: Flickr/Mark Danielson)

A poluição do ar na Índia está piorando. O problema está ocasionando a morte prematura de cerca de 1,1 milhão de pessoas a cada ano. Desta forma, o país está ultrapassando a China, considerado o país com os mais altos níveis de poluição do ar. A informação está no estudo State of Global Air, uma pesquisa feita pelo Health Effects Institute e pelo Institute of Health Metrics and Evaluation.

O grande problema da poluição do ar é o PM 2.5, partículas microscópicas que entram na corrente sanguínea e vão até os pulmões. Além de piorar doenças do coração e aumentar o risco de derrames, as partículas também causam problemas respiratórios como asma e pneumonia. Na China, o número de mortes prematuras por conta destas partículas vem se estabilizando nos últimos anos. Já na Índia, está crescendo.

Segundo o estudo, a Índia apresentou um aumento de cerca de 50% nas mortes prematuras ocasionadas pelas partículas entre 1990 e 2015. O site do relatório apresenta dados da poluição do ar para cada país. A poluição do ar piorou em lugares como o sul da Ásia, mas melhorou nos Estados Unidos e na Europa.

A Índia precisa colocar em prática politicas públicas para reduzir os níveis de poluição. O Tribunal Nacional Ambiental indiano já exigiu que os fazendeiros parem de queimar suas plantações na região próxima de Nova Délhi em 2015, mas a prática continuou no ano passado. A fumaça gerada por essa queima contribui para um quarto da poluição mais perigosa da capital indiana, segundo especialistas em meio ambiente. No entanto, os fazendeiros alegam não ter dinheiro o suficiente para comprar a semeadeira, mesmo com o governo se oferecendo para pagar a metade do custo da máquina. Os fazendeiros queimam a palham que sobra do cultivo de arroz para ter espaço para o cultivo de trigo no inverno. Com a semeadeira, não é preciso queimar a palha.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação