MESMERISMO - A estranha medicina milagrosa do século XVIII


O mesmerismo, também conhecido como “cura pelo magnetismo animal”, foi inventado pelo médico alemão Franz Mesmer e teve uma popularidade notável na segunda metade do século XVIII. Segundo Mesmer, a gravidade celestial afetava a saúde dos corpos, por isso era possível curar várias doenças psíquicas e nervosas com o uso de aparelhos magnéticos capazes de regenerar os fluidos corporais.

O método chegou a ser utilizado por monarcas da época, e o jovem Mozart elogiou publicamente as virtudes de sua prática. No entanto, alguns cientistas passaram a demonstrar sua preocupação com relação à seriedade do tratamento, cuja eficácia, diziam, devia-se ao poder de sugestão causado pelo fascinante Dr. Mesmer.

Em 1784, o rei francês Luís XVI ordenou um inquérito oficial sobre a controversa técnica medicinal. A equipe de pesquisadores responsáveis pelo estudo era liderada pelo químico Antoine Lavoisier e pelo inventor norte-americano Benjamin Franklin. Os cientistas concluíram que não havia bases sólidas para confiar nas curas propostas por Mesmer e que as melhoras constatadas se deviam unicamente ao poder da mente dos pacientes, que eram encantados pela personalidade hipnótica do médico.

As práticas de Mesmer abriram caminho para o que hoje conhecemos como terapias alternativas.BBC
Imagem: Shutterstock.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação