VATICANO

Papa Francisco vira alvo de campanha conservadora em Roma

Modernização da Igreja Católica teria desagradado alas mais conservadoras (Foto: Flickr)

O papa Francisco vem sendo alvo de uma campanha conservadora em Roma contra suas medidas de modernização da Igreja Católica. Desde o início de fevereiro, cartazes anônimos e jornais falsos criticando o pontífice circulam em bairros próximos ao Vaticano.

Os responsáveis pelas colagens dos cartazes usaram uma foto do papa, em que ele aparece com um semblante carregado, e listaram uma série de reclamações. “France (Francisco), você interveio em congregações, removeu sacerdotes, decapitou a Ordem de Malta e os franciscanos da Imaculada, ignorou cardeais… mas onde está sua misericórdia?”, dizia o cartaz, que poucas horas depois foi coberto parcialmente com um aviso de “publicidade ilegal”.

Além disso, uma versão falsa do jornal do Vaticano, o L’Osservatore Romano, foi distribuída para cardeais. A publicação zombava do pontífice e trazia uma série de perguntas ao papa feitas por um grupo de cardeais conservadores em que a resposta sempre era sic et non (sim e não).

Apesar da autoria da campanha ser desconhecida, blogs e sites especializados apontam para as alas mais tradicionalistas da Igreja Católica, já que o Papa Francisco vem enfrentando resistência às mudanças que promoveu e ainda promove no Vaticano. A polícia romana investiga o caso.

As iniciativas do pontífice, mais ligadas a camadas sociais desfavorecidas e excluídas do que aos mais privilegiados, seguem incomodando setores conservadores. O cardeal americano Raymond Burke, que está na linha de frente da oposição, já ameaça decretar “um ato formal de correção de um erro grave” contra o papa.EL País

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação