TELEVISÃO - 'SMART TV '

Como transformar a sua televisão de tubo em uma ‘smart TV’

Um pequeno adaptador permite visualizar as plataformas de vídeo ‘online’ nos velhos televisores. S. P.

Se você tem a sua sala cheia de vinis ao lado de um toca-discos, é possível que também possua em alguma parte da sala um velho televisor de tubo acumulando pó ou até em uso graças a um receptor de televisão digital terrestre. Seja por ser hipster, nostálgico ou ter mania de poupar, se você está nessa situação tem agora a possibilidade de colocar esse velho aparelho nos trinques, por mais inacreditável que isso possa parecer. É que, hoje em dia, tudo se joga fora e substitui, e a chegada das smart TVs parecia ter deixado sem utilidade nos novos tempos um considerável número de televisores. Mas as coisas não são bem assim. Um pequeno adaptador de pouco mais de 15 euros (50 reais) está causando furor nas lojas que vendem pela Internet, pois vem permitindo a adaptação dos velhos aparelhos aos novos tempos.

Os televisores convencionais vêm equipados com a porta HDMI, um conector que está conosco desde o ano 2003 e se transformou no padrão na transmissão de áudio e vídeo nas TVs atuais. A chegada desse novo padrão deixou obsoletos os televisores anteriores, até mesmo alguns de tela plana e de ótima qualidade, mas anteriores a 2003.

Com o citado conector (50 reais) e um Chromecast (cerca de 130 reais), a velha TV se incorpora a uma categoria superior na qual poderemos aproveitar para ver o YouTube ou as séries da Netflix ou HBO. Os que tiverem uma Apple TV em casa também podem conectá-la ao televisor antigo, com a ajuda desse mesmo adaptador, para ter acesso a todos esses novos conteúdos e, assim, de passagem, economizar uma boa quantia que teria de ser desembolsada para adquirir um televisor novo.

Com o conector e um dispositivo no estilo do Chromecast é possível transmitir o conteúdo do celular ou do tablet para o velho televisor, ou seja, além de ser possível reproduzir vídeos do YouTube, se você for assinante de serviços de TV sob demanda essa programação pode ser transmitida pelo velho aparelho. Alguns usuários dessas plataformas comentam na Internet que conseguiram fazer com que TVs de 1978 sejam ligadas a partir do celular para que possam ver o conteúdo, e podem até aumentar ou diminuir o volume dos televisores, sem controle remoto. Seja pela moda hipster ou por nostalgia, a tecnologia nos demonstra, uma vez mais, que é capaz de tudo. Não só nos ajuda a avançar, mas, também, como neste caso, nos ajuda a recuperar tesouros pessoais do passado.El País

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação