ALIADOS EM CRISE

China suspende importação de carvão da Coreia do Norte

Medida reflete a frustração de Pequim com o regime norte-coreano (Foto: kremlin.ru)

A China vai suspender todas as importações de carvão da Coreia do Norte até o dia 31 de dezembro deste ano. O anúncio foi dado neste fim de semana, pelo Ministério do Comércio chinês.

A medida fere gravemente a economia norte-coreana, que tem na exportação de carvão para a China uma de suas maiores fontes financeiras. Segundo o governo chinês, a ação vem em respaldo ao acordo firmado em novembro do ano passado, pelo Conselho de Segurança da ONU, que determinou o endurecimento das sanções aplicadas à Coreia do Norte por conta de seus testes nucleares.

Porém, especialistas afirmam que a medida reflete a frustração de Pequim com o regime norte-coreano diante do teste nuclear feito no dia 11 deste mês e do assassinato do meio irmão de Kim Jong-un, Kim Jong-nam, na Malásia.

Durante anos, Kim Jong-nam foi acolhido e protegido pela China e seu assassinato, se comprovado ter sido encomendado por Pyongyang, é tido como uma afronta direta a Pequim.

“A China ainda preza pela estabilidade, mas é crescente a frustração de Xi Jinping em relação a Kim Jong-un. […] Pequim tomou o assassinato como uma afronta direta, Xi está menos inclinado a tolerar provocações”, disse Paul Haenle, diretor do centro de análises políticas Carnegie-Tsinghua, em Pequim.

Por anos, a China vem sendo pressionada a fazer mais para conter o desenvolvimento de armas e mísseis nucleares na Coreia do Norte, sua aliada de longa data. No entanto, Pequim permanecia relutante por temer que a desestabilização na região resultasse na reunificação da Península Coreana e trouxesse a Coreia do Sul, que tem tropas americanas, para suas fronteiras. Porém, a medida deste fim de semana prova que a paciência de Pequim está se esgotando.The Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação