ESPAÇO EEI

Tripulação da missão 'Horizons' chega à Estação Espacial Internacional

EFE/ SERGEI ILNITSKY

A tripulação da missão 'Horizons' chegou nesta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para realizar mais de 60 experimentos científicos.

O primeiro a entrar na ISS foi o comandante da agência russa Roscosmos, Sergei Prokopyev, seguido do astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Alexander Gerst e, por último, da astronauta americana da NASA Serena Auñón-Chancellor.

Foram recebidos pelos atuais ocupantes da EEI, que está localizada a pouco mais de 400 km de altura sobre a Terra.

Após receber as felicitações dos representantes da Roscosmos, da Nasa e da ESA, que estão no centro de controle da missão em Moscou, foi a vez dos familiares e amigos falarem com os astronautas.

A nave Soyuz MS-09 chegou à EEI hoje às 13h01 GMT (10h01, em Brasília) e se acoplou ao módulo Rassvet de Carga e Acoplamento.

As comportas das naves se abriram às 15h17 GMT (10h17, em Brasília), uma vez que foram realizadas revisões rotineiras para assegurar que tinha ocorrido uma conexão segura entre as duas naves, informou a ESA.

A tripulação da missão "Horizons" permanecerá na EEI nos próximos seis meses.

A missão foi lançada em 6 de junho às 11h12 GMT (8h12,em Brasília) a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) e chegou à EEI dois dias depois.

Gerst assumirá o comando da EEI durante a segunda metade de sua missão, por isso que é a segunda vez que um astronauta europeu ocupa o posto de direção na Estação: o primeiro foi o astronauta da ESA Frank De Winne em 2009.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação