MEIO AMBIENTE DEGELO NA ANTÁRTIDA

Degelo na Antártida acelera a nível alarmante

Entre 2012 e 2017 a Antártida perdeu um total de 219 bilhões de toneladas de gelo por ano (Fonte: Reprodução/AFP)

Um estudo publicado na quarta-feira, 13, na revista científica Nature revelou que a Antártida perdeu 3 trilhões de toneladas de água congelada nos últimos 25 anos, o que provocou um aumento no nível global dos oceanos em 7,6 milímetros.

Ainda de acordo com o estudo, o degelo no continente está acontecendo três vezes mais rápido do que antes de 2012, um nível considerado alarmante e que também representa uma ameaça para moradores de áreas litorâneas. Entre 2012 e 2017 a Antártida perdeu um total de 219 bilhões de toneladas de gelo por ano.

Desde 1950, 34 mil quilômetros quadrados de água congelada derreteram, conforme revelam registros de satélites.

Cientistas das Universidades de Leeds, no Reino Unido, da Califórnia e de Maryland, nos EUA, alertaram que a Antártida tem água congelada suficiente para aumentar o nível global dos oceanos em quase 60 metros.

O estudo publicado na revista Nature contou com a participação de 84 cientistas e 44 organizações, que combinaram 24 pesquisas por satélite.

De acordo com o cientista da Nasa Eric Rignot, um dos principais autores do estudo, “agora temos uma imagem inequívoca do que está acontecendo na Antártida […] Enxergamos esses resultados como mais um sinal alarmante de que é preciso agir para frear o aquecimento do nosso planeta”.Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação