A tempestade solar que quase provocou uma guerra nuclear


Em plena Guerra Fria, uma tempestade solar quase resultou num conflito nuclear entre os EUA e a então União Soviética.
Os sistemas de radiocomunicação e radares norte-americanos ficaram fora de serviço por causa do impacto dessa tormenta. Em 23 de maio de 1967, os especialistas em fenômenos meteorológicos da Força Área dos EUA suspenderam o ataque iminente após descobrirem a origem do erro.

A falha ocorreu depois de o fenômeno solar afetar os radares do Ballistic Missile Early Warning System - Sistema de Alerta Precoce de Mísseis Balísticos, numa tradução livre. A erupção solar e a tempestade posterior confundiram os radares e os sistemas de comunicação de tal forma que os norte-americanos acreditaram ser um ato de guerra provocado pela União Soviética, segundo informou a União de Geofísica dos EUA.

“Se não fosse por investimentos em etapas preliminares na observação e previsão de tempestades solares e geomagnéticas, o impacto poderia ter sido muito maior. Foi uma lição aprendida sobre a importância de estar preparado”, explicou a líder da pesquisa e física espacial da Universidade do Colorado em Boulder, Delores Knippin.El Correo
Imagem: curraheeshutter/Shutterstock.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação