Biblioteca mais antiga do mundo está perto de reabrir

O local abriga mais de 4 mil exemplares de grande importância para o mundo / Reprodução

A biblioteca Khizanat al-Qarawiyyin, em Fez, no Marrocos, considerada a mais antiga do mundo, em breve estará novamente aberta ao público. O local faz parte da Universidade al-Qarawiyyin, fundada por Fatima al-Fihri, em 859 d.C., e está em funcionamento até hoje.

Após um bom tempo, as obras de restauração da biblioteca – que já passaram do prazo previsto – devem ser concluídas até o fim do ano. A arquiteta responsável pela reforma é Aziza Chaouni, nativa de Fez e importante figura pública da cidade.

A biblioteca teve o sistema de esgoto refeito e ganhou uma nova rede subterrânea para drenar a umidade do ar, que estava ameaçando estragar documentos antigos. Também foram instalados um laboratório com scanners de alta tecnologia para digitalizar os manuscritos e materiais que não deixam os pergaminhos racharem.

Protegendo mais de quatro mil exemplares de grande importância para o mundo, os bibliotecários garantem que serão bastante rígidos com o uso dos livros. "Podem me machucar, mas não podem machucar os livros", disse um deles. O volume mais precioso é uma cópia do Alcorão do século IX, escrito em pele de camelo.

Nos últimos tempos, os extremistas do Estado Islâmico destruíram patrimônios históricos do Oriente Médio, cometendo atrocidades culturais como saquear a grande biblioteca de Mosul, no Iraque, e queimar milhares de manuscritos históricos.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação