NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - SET 7 - MEC nomeia novo reitor e vice-reitor da UFPA

...nada como ter um ministro parceiro,obrigado Helder!


Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23) a nomeação do reitor eleito pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho. Essa era a etapa que faltava para a posse definitiva da nova gestão, que teve seus representantes escolhidos no dia 29 de junho desse ano.

A previsão é a de que o reitor e seu vice, Gilmar Silva, assinem o termo de posse em Brasília no dia 4 de outubro e que a transmissão do cargo à nova gestão ocorra por meio de cerimônia solene a ser realizada no dia 11 de outubro, no campus Guamá, em Belém.

"Recebemos a notícia com muita satisfação, sobretudo porque ela representa o respeito a uma decisão democrática da comunidade da UFPA. Então, com essa nomeação se conclui esse processo de escolha autônoma por parte da nossa comunidade sobre a futura gestão. Nós temos a expectativa de realizar, ao longo desses anos, um trabalho que mantenha essa trajetória de crescimento e fortalecimento acadêmico e que a Universidade consiga atender de forma eficiente as demandas desse contexto social em que estamos nos inserindo, promovendo cada vez mais a inclusão por meio da educação e da ciência”, afirmou o novo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Para o vice-reitor nomeado, Gilmar Silva, o momento é de alegria e expectativa. “Estamos muito empolgados para trabalhar essa Universidade multicampi em uma perspectiva inclusiva, democrática e nos aproximar o máximo possível da comunidade, o que inclui professores, técnico-administrativos e estudantes. O que queremos é fazer com que a comunidade dialogue com a sociedade de forma ampliada e aprofundada, fazendo com que a Universidade seja realmente um grande instrumento para o desenvolvimento regional do Pará e da Amazônia e consequentemente do Brasil”, disse.


Histórico

A eleição para a Reitoria da UFPA ocorreu em Belém e nos campi do interior, no dia 29 de junho, em 87 seções eleitorais, distribuídas em 51 cidades paraenses. Ao todo, 48.821 pessoas estiveram aptas a votar, sendo 2.718 professores, 2.419 técnicos-administrativos e 43.684 estudantes, mas compareceram às urnas 14.206 votos, sendo 1.951 de docentes, 1.939 de servidores técnico-administrativos e 10.200 de estudantes, número inédito de votantes nesta categoria no histórico de eleições realizadas.

Foram, ainda, contabilizados 30 votos brancos e 86 votos nulos, o que significa um total de 39.137 abstenções, sendo 767 de docentes, 480 de técnicos e 37.890 de discentes.

Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva receberam 7.266 votos, equivalente a 53% do total de 14.206 votos apurados, ou seja, foi o candidato mais votado em todas as categorias da comunidade acadêmica, com 1.035 votos de docentes, 872 votos de técnicos-administrativos e 5.359 de estudantes.DOL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação