Sapatos que vibram podem ser solução em mobilidade para cegos


Tecnologia foi desenvolvida para astronautas, mas pode ajudar no sistema de navegação dos cegos que enfrentam nossas cidades diariamente.
Um par de sapatos que serve como guia para astronautas, mas que poderá ser adaptado aos deficientes visuais. Esse é o objetivo de um grupo de pesquisadores do MIT, nos EUAS, que desenvolvem sapatos com sensores capazes de identificar os obstáculos em um terreno, e com motores que vibram, orientando o usuário.

Os sapatos deverão ser usados por astronautas que têm dificuldade de movimento com suas roupas grossas e pouco maleáveis. Mas a tecnologia poderá compor, ainda, os sistemas de navegação de deficientes visuais nas nossas cidades.

A equipe construiu, inicialmente, um sapato com seis motores vibratórios - três na frente, um de cada lado e um no calcanhar. No entanto, os testes com mais de 500 voluntários mostraram que as pessoas não conseguem discernir as vibrações de forma similar em todos os pontos do pé.

Com isto, o protótipo final tem apenas três motores, com um ganho de sensibilidade gerado por variações na velocidade de vibração de cada motor, o que se mostrou o meio mais eficiente de transmitir ao usuário o risco de um tropeção ou de uma trombada na parede. inovacaotecnologica.com.br
Imagem: Karin Hildebrand Lau/Shutterstock.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação