Pesquisa mostra que sociedade exclui obesos

Na realidade, a obesidade pode ocorrer por diversos motivos, incluindo distúrbios metabólicos e predisposição genética (Fonte: Reprodução/AFP)

Uma pesquisa feita na Alemanha mostra que a maioria das pessoas associa preguiça à obesidade, um problema que afeta atualmente 13% da população mundial.

O estudo, feito pelo instituto Forsa a pedido da seguradora DAk, revelou ainda que, além de afetar a saúde dos indivíduos, a obesidade pode levar à solidão, uma vez que as pessoas que estão muito acima do peso muitas vezes são estigmatizadas, ridicularizadas ou até mesmo excluídas da sociedade.

De acordo com 71% dos entrevistados, o aspecto físico das pessoas obesas é antiestético. Outros 15% evitam o contato com obesos. Além disso, a maioria dos entrevistados considera que os obesos são preguiçosos e, portanto, não conseguem perder peso.

Na realidade, a obesidade pode ocorrer por diversos motivos, incluindo distúrbios metabólicos e predisposição genética. O excesso de peso também é um fator de risco para várias doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, depressão e câncer.

A pesquisa mostrou ainda que a exclusão social agrava a obesidade, uma vez que aumenta o nível de estresse, provoca alterações no comportamento alimentar e, por fim, ganho de peso.

No Brasil, a obesidade afeta um quinto da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se utilizar o Índice de Massa Corporal (IMC) para medir a obesidade. O cálculo é feito dividindo o peso pela altura. Caso o IMC seja igual ou maior que 30, a pessoa é considerada obesa. Caso seja igual ou maior que 25, considera-se que há sobrepeso.Bem Estar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação