ONU: 50 países prometem receber 360 mil refugiados

Obama discursa em Assembleia Geral da ONU (Foto: Gobierno de Chile)

Na última terça-feira, 20, ocorreu uma cúpula sobre a crise dos refugiados durante a 71° sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O presidente americano Barack Obama se comprometeu a receber 110 mil refugiados em 2017. Segundo ele, outros 50 países da organização também se comprometeram a mais que dobrar essa meta, chegando a um total de 360 mil refugiados acolhidos no próximo ano.

A embaixadora dos EUA na ONU, Samantha Power, disse que essa é apenas uma fração do necessário, porque segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR), 1,2 milhão de refugiados precisam ser reassentados.

“Nós temos que reconhecer que os refugiados são sintomas de falhas maiores – estar em guerras, tensões étnicas ou perseguição”, disse Obama. O líder americano também se reuniu com cerca de 50 empresas antes da cúpula, como Facebook, Twitter e MasterCard, que se comprometeram a doar mais de US$ 650 milhões para capacitar os refugiados.

“Como nós já vimos no passado, países têm o péssimo hábito de vir a estas conferências, assumir compromissos e depois não cumpri-los. Nós temos que fazer melhor desta vez”, disse Power.

Com um recorde de 21,3 milhões de refugiados ao redor do mundo, os 193 membros da Assembleia Geral concordaram em passar dois anos negociando dois pactos globais que serão adotados: um sobre o compartilhamento de responsabilidades relativas aos refugiados e outro sobre migrações seguras, regulares e ordenadas.The Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação