NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - SET 8 -


Hospital Bettina ajuda a desenvolver política de transplante no Estado

Nesta terça-feira, 27, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e lançada campanha que traz como slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”. A campanha do Ministério da Saúde é estrelada por atletas transplantados em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e objetiva ampliar cada vez mais o número de doadores de órgãos no país. O Hospital Universitário (HU) Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi o primeiro HU da região Norte a realizar transplante de córnea. De 2011 até o último dia 23, já fez um total de 136 cirurgias. Dessa forma, o HUBFS contribui no desenvolvimento da política de transplante no Pará.

Segundo dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Pará (CNCDO) da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Pará alcançou o número de 4,2 doadores de múltiplos órgãos por milhão de habitantes (2,8 em 2015), neste primeiro semestre de 2016. A meta é chegar a cinco doadores por milhão.

No primeiro semestre deste ano foram realizados 114 transplantes no Estado, resultado dos 18 doadores identificados na região, gerando o índice de 2,2 doadores por milhão de população. A taxa de recusa familiar no Pará atualmente é de 49%, número maior em relação ao mesmo período de 2015, quando a porcentagem era de 41%. Isso quer dizer que quase metade das famílias ainda rejeita a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica.

Houve aumento de doadores de córnea, que passou de 24, em 2015, para 37 no primeiro semestre deste ano. Para a CNCDO, apesar do aumento, é um quantitativo considerado baixo, pois é preciso suprir a demanda de pacientes em lista de espera no Estado. Assim, é necessário urgentemente o aumento do número de doações de córnea.

Tipos de transplantes feitos no Pará - O Pará realiza somente os transplantes de córnea, rim e medula óssea autólogo. Atualmente há 1.114 pessoas aguardando o transplante de córnea e 468 pessoas para transplante de rim. Em 2016, houve aumento de doação de rins, com 30 transplantes, ou seja, cinco a mais comparando ao mesmo período do ano passado (primeiro semestre), quando ocorreram 25 procedimentos.

Hospital Bettina Ferro - Nesse contexto, o Serviço de Oftalmologia do HUBFS ajuda a atender essa demanda reprimida de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o final de 2011, o HUBFS está credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento, por meio da Portaria 474, quando se tornou o primeiro HU da região Norte a realizar transplante de córnea. De 2011 até o último dia 23, o HUBFS realizou um total de 136 cirurgias. Só em 2016 já foram 37. No hospital, os pacientes são cadastrados e atendidos pela lista única da CNCDO.

Atualização de cadastro – Os pacientes cadastrados para o transplante de córnea em 2013 precisam comparecer no Hospital Bettina Ferro para atualização de dados. Os contatos fornecidos incorretamente pelos pacientes dificultam na agilidade e realização do procedimento cirúrgico. A atualização deve ser feita junto ao Serviço Social de Oftalmologia, onde o paciente precisa comparecer munido com os documentos pessoais: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone (91) 3201-8609.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom Complexo Hospitalar ad UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação