Duas vacinas contra zika têm resultados positivos em macacos

Os cientistas já iniciaram testes clínicos preliminares em humanos com uma das vacinas para testar sua segurança e eficácia (Foto: Pixabay)

Segundo um artigo, publicado na última quinta-feira, 22, duas vacinas experimentais de DNA conseguiram proteger macacos da infecção do zika vírus depois de duas doses. As vacinas foram desenvolvidas pelos Institutos Nacionais de Saúde (NHI) dos Estados Unidos.

Os cientistas já iniciaram testes clínicos preliminares em humanos com uma das vacinas para testar sua segurança e eficácia. De acordo com as autoridades, um ensaio clínico de fase 2 poderia começar no ano que vem em países onde o zika é endêmico. A segunda vacina, no entanto, está aguardando a data de início de um ensaio clínico de fase 1.

A brasileira Leda Castilho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esteve envolvida na pesquisa. A vacinação foi feita em macacos rhesus usando “as duas diferentes vacinas de DNA experimentais de zika, em doses diferentes”, disse o NIH em um comunicado.

Apesar do sucesso da pesquisa, especialistas dizem que pode demorar anos para que seja desenvolvida uma vacina que previna a infecção pelo zika. O que não é uma boa notícia principalmente para as grávidas, já que o vírus pode causar malformações cerebrais nos fetos.
Bem Estar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação