França bane venda de utensílios plásticos descartáveis

País é o primeiro a aprovar lei desta natureza (Foto: Pexels)

Após proibir totalmente o uso de sacolas plásticas em julho deste ano, a França aprovou esta semana uma lei que proíbe a venda de copos, pratos, talheres e outros utensílios descartáveis de plástico.

A nova lei é parte do projeto Transição Energética para o Crescimento Verde, um plano para tornar a França em líder mundial na adoção de práticas de redução de impacto ambiental e das emissões de gases de efeito estufa.

A medida foi aprovada em agosto e vai entrar em vigor integralmente em 2020, para que estabelecimentos comerciais e restaurantes tenham tempo de se adequar às novas regras.

A lei não significa que os utensílios descartáveis deixarão de ser comercializados totalmente. A medida exige que esses produtos sejam compostos de 50% de materiais de origem vegetal, além de serem biodegradáveis. Em 2025, o conteúdo vai aumentar para 60%.

Segundo a Agence France-Presse (AFP), a lei francesa foi elogiada por organizações ambientalistas, que esperam que se torne um exemplo para outros países. Críticos, porém, argumentam que a proibição prejudica os consumidores e viola as regras da União Europeia sobre a livre circulação de mercadorias.Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação