Itália é o país com mais jovens fumantes da Europa

De acordo com pesquisa, a Itália tem a representatividade de 37% dos fumantes / Divulgação

A Itália é o país europeu com mais adolescentes fumantes, segundo pesquisa realizada em escolas de 35 países, com estudantes entre 15 e 16 anos.

Analisado pelo Centro Europeu de Monitoramento de Dependência de Drogas (Espad), o estudo concluído em 2015 incluiu tanto o consumo de cigarros como de álcool e outras drogas.

De acordo com a pesquisa, "a Itália tem a representatividade de 37% dos fumantes", seguido pela Bulgária e Croácia (33%), enquanto a Islândia (6%) e a Noruega (10%) têm os menores percentuais.

A Itália também fica em evidência na questão do fumo precoce, sendo o país em que se acende o primeiro cigarro com menor idade, antes dos 13 anos. Chipre, França e Romênia têm idades de consumo semelhantes.

Na pesquisa, cerca de 21% dos alunos italianos disseram que fumaram cigarros no último mês, quase o dobro da média dos 35 países (12%). Índices mais altos, no entanto, foram registrados na Bulgária (25%) e na Croácia (23%).

Na República Tcheca, 37% dos adolescentes consomem cannabis, fenômeno comum também na Itália. Considerando apenas os jovens que usaram maconha nos últimos 30 dias, a média dos países fica em 7%, enquanto na França é de 17%, na Itália é de 15% e na República Tcheca é de 13%.

No entanto, a média de adolescentes que consumiram a cannabis entre 8 e 9 vezes nos últimos 12 meses chega a 14% na Islândia, 13% na França e 12% na Itália.

No que diz respeito às novas drogas psicoativas (Nps), a pesquisa mostrou que o consumo delas é maior do que o de anfetaminas, ecstasy, cocaína ou LSD. A amostra global tem média de 3% entre os jovens que utilizaram as substâncias nos últimos 12 meses na Europa. A Polônia e a Estônia atingiram 8%, seguido pela Bulgária e Croácia (6%) e Irlanda e Itália (5%).Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação