Cédulas de plástico entram em circulação no Reino Unido

Novas cédulas são feitas de plástico (Foto: Twitter)

A partir de 13 de setembro, os caixas eletrônicos na Inglaterra e no País de Gales começaram a distribuir a nova cédula de £5 do Banco da Inglaterra, a primeira feita com polímero no Reino Unido. As novas notas de plástico são menores do que as antigas cédulas. Além disso, é fácil mantê-las limpas, são mais resistentes ao contato com a água e são duas vezes e meia mais duráveis. No ano passado, 21.745 pedidos de reembolso referiram-se a notas danificadas, com um valor nominal de £11,3 milhões (US$15 milhões).

O banco emitiu cerca de 440 milhões de novas notas de polímero e está planejando emitir cédulas de £10 e £20 libras feitas com o mesmo material até 2020. Mas apesar do uso crescente do dinheiro eletrônico, como pagamentos online, via celular e carteiras digitais, a quantidade de papel-moeda em circulação teve um crescimento significativo nos últimos dez anos. De 2004 a 2016, o volume de dinheiro circulante passou de 1,9 bilhão para 3,4 bilhões, com um aumento do valor total de £36 bilhões para £68 bilhões.

Com a queda da taxa de juros na Grã-Bretanha após a crise financeira mundial, o volume de dinheiro depositado nas contas correntes bancárias aumentou. Depois do recente corte da taxa de juros em seguida ao referendo do Brexit, é pouco provável que os ingleses percam o hábito de usar dinheiro em suas operações cotidianas, qualquer que seja o material com que é feito.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação