CIBERATAQUE CHINA

Pelo menos 36 pessoas ou entidades chinesas pagaram resgate após ciberataque

EFE/Ritchie B. Tongo

Pelo menos 36 pessoas ou empresas chinesas pagaram um resgate pelo ciberataque com o vírus Petya, informou a Ruixing Group, empresa de segurança informática.

O vírus está ativo em Pequim, Xangai e nas províncias de Jiangsu e Gansu, entre outros pontos da China, com "uma pequena quantidade de afetados", de acordo com a companhia. Em comunicado, ela informou que 36 vítimas "pagaram um resgate" equivalente a US$ 300 em bitcoins.

O Centro Nacional de Resposta de Emergências da Rede Informática explicou, em nota mais técnica, que se trata de um vírus que usa o mesmo mecanismo de ataque que o WannaCry usou em maio. O WannaCry prejudicou mais de 200 mil usuários em 150 países, entre eles o sistema de saúde do Reino Unido.

O Centro Nacional de Resposta de Emergências da Rede Informática fez uma série de recomendações para evitar ataques do tipo e pediu para que as pessoas mantenham seus sistemas sempre atualizados.

Até agora, nenhuma instância oficial informou ter sido atingida na China.

"Estamos esperando a que as autoridades competentes ofereçam mais informação", indicou hoje, em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério de Exteriores, Lu Kang.

Lu apontou que este novo ciberataque em grande escala mostra como "a cibersegurança é um desafio comum que afeta todos os membros da comunidade internacional".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação