CRISE - Eletrobras planeja corte de quase 50% dos funcionários

Wilson Ferreira Jr assumiu a presidência da Eletrobras em julho do ano passado (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Em crise financeira desde o final de 2012, a Eletrobras planeja um corte de quase 50% em seu quadro de funcionários.

De acordo com o presidente da estatal de energia, Wilson Ferreira Jr, a redução do quadro de funcionários e outros cortes de custos, além da venda de imóveis administrativos e de distribuidoras de energia do grupo, devem gerar uma economia anual de R$ 2,5 bilhões.

Ferreira, que assumiu a presidência da Eletrobras em julho de 2016, afirmou nesta quarta-feira, 21, durante um evento na Fundação FHC, que “tem saída para o grupo Eletrobras, o que não parecia no começo”.

A expectativa é de que a estatal chegue ao fim do processo de reestruturação com 12 mil funcionários — atualmente são 23 mil.

A venda de seis distribuidoras de energia no Norte e no Nordeste, o que deve ocorrer ainda em 2017, deve significar uma redução de quase 6 mil funcionários. Planos de demissão voluntária e de aposentadoria incentivada também devem desligar do grupo outros 5 mil trabalhadores.

Ainda segundo o presidente da Eletrobras, a estatal deve terminar o ano com apenas dois prédios no Rio. No início de sua gestão, eram seis edifícios na cidade.

O executivo também citou cortes em cargos gerenciais, centralização de atividades e ganhos de eficiência. A Eletrobras visa reduzir em 30% as despesas.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação